O Dia de Mobilização contra o Desmonte do Estado e contra a Escola da Mordaça realizado nessa quinta-feira (05 de outubro) reuniu no Rio Grande do Norte 13 campi e a Reitoria do IFRN em atividades de mobilizações contra os retrocessos impostos pelo governo Temer. O SINASEFE Natal apoiou as atividades e participou das mobilizações nos campi João Câmara, Ceará-Mirim, Parnamirim, Natal-Central e na Unidade Rocas.
A coordenadora geral do sindicato, Socorro Silva, participou das ações nos campi João Câmara e Ceará-Mirim. O coordenador geral, Maurilio Gadelha, juntamente com o professor de Filosofia do IFRN Campus Natal-Zona Norte, Pablo Capistrano, participou no Campus Natal-Central de uma roda de diálogo sobre a Escola sem Mordaça. Já a diretora de Formação Política da Seção, Aparecida Fernandes, falou sobre os retrocessos na educação em debate realizado no Campus Parnamirim e na Unidade Rocas, neste último junto com a professora Ticiane Gonçalves.
As mobilizações desse 05 de outubro contaram com a adesão de 13 campi do IFRN e a Reitoria, foram eles: Natal-Central, Natal-Zona Norte, Natal-Cidade Alta, Ceará-Mirim, Parelhas, Parnamirim, Canguaretama, Santa Cruz, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Lajes e Santa Cruz. Nas unidades foram realizadas atividades com oficina de confecção de cartazes, caminhadas com protestos, debates e exibição de vídeos sobre a Escola da Mordaça, a PEC 241 e várias outras medidas de ataque do governo ilegítimo. Em Ceará-Mirim e em Parelhas, os estudantes e servidores realizaram uma caminhada nos municípios com protestos em defesa da rede federal de ensino e contra os ataques do governo ilegítimo.
No final da tarde, os estudantes do IFRN Campus Natal-Zona Norte e Campus Santa Cruz ocuparam seus campi em protesto contra os retrocessos impostos pelo governo Temer e o consequente sucateamento da rede federal. Nas programações das ocupações têm rodas de conversas sobre a atual conjuntura, PEC 241, reforma do Ensino Médio, redução da maioridade, direito à cidade, oficinas de cartazes e de batucada.
O SINASEFE Natal agradece a participação dos estudantes e servidores nas atividades desse Dia de Mobilização e reforça a necessidade e a importância de nos mantermos unidos e mobilizados para somarmos esforços na luta contra os ataques do governo Temer.