Nesta segunda-feira, dia 28 de abril, celebramos o Dia Mundial da Educação. O SINASEFE, na condição de sindicato nacional de trabalhadoras e trabalhadores da Educação Brasileira, não poderia deixar de lembrar desta data, que tem por objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da Educação.
Mas não podemos deixar de lamentar que a data passe por um período onde o Governo Lula, eleito com o discurso de valorizar a Educação, trate ainda com descaso o cumprimento dos Termos de Acordo n° 10/2024 e n° 11/2024 – assinados em 27 de junho do ano passado, na suspensão da greve da Educação Federal realizada por SINASEFE, Andes-SN e Fasubra.
Se Educação é prioridade e investimento, valorizar os técnico-administrativos e docentes que fazem o ensino público deveria ser uma pauta essencial ao Governo Lula.
Celebramos o Dia Mundial da Educação. Reconhecemos a importância do trabalho dos educadores no Brasil e no mundo. Mas cobramos do Governo valorização e o cumprimento dos Acordos de Greve. Não há Educação sem os trabalhadores da Educação!
Mais sobre a data
O Dia Mundial da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação de 2000, realizado em Dakar, capital do Senegal. Naquele Fórum, 25 anos atrás, firmou-se o compromisso, com 164 países, de levar a Educação Básica e Secundária para todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030.
No Brasil, como sabemos, é dever do Estado garantir condições adequadas e dignas para a formação educacional de todos os cidadãos.
Com informações do SINASEFE Nacional