O SINASEFE Seção Natal solicitou da Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, no último dia 18, algumas mudanças referente à metodologia de consulta sobre as Normas de Avaliação Docente, conforme Edital 02/2016, que trata da Consulta Pública. A solicitação foi acatada pela PROEN, que encaminhou as propostas para a Comissão de Revisão das Normas e Instrumentos de Avaliação Docente, para os devidos procedimentos pertinentes ao caso.
No Ofício nº 077/2016 enviado à PROEN, o sindicato solicitou a mudança da metodologia da consulta pública, prevista no edital, na qual sugere direcionar o processo de consulta para os campi em substituição ao formato da consulta pública, cujas discussões das Normas e Instrumentos de Avaliação Desempenho Docente devem consensuar proposta coletiva a ser encaminhada pelos servidores, após um amplo debate nas Reuniões Pedagógicas (RPs), e a extensão do prazo de consulta, prevista para conclusão da mesma. Esta proposta atende ainda a reivindicação dos servidores dos campi de Ipanguaçu, Mossoró e Apodi, que finalizaram o semestre letivo de 2015, diferentemente dos demais.
A PROEN considerou pertinente as alterações propostas pelo SINASEFE Natal, no que se refere a metodologia de trabalho a ser adotada durante as discussões sobre a avaliação docente. As propostas foram encaminhadas à Comissão de Normas de Avaliação Docente.
O debate sobre o tema já está em curso pelo CONSUP desde maio de 2015 e encontra-se sob a responsabilidade da Comissão, porém, o SINASEFE Natal entende que se houver um maior amplo debate pelos docentes, de forma mais efetiva e coletiva, haverá melhor resultado, e a instituição, a Comissão responsável e os servidores docentes só têm a ganhar.
A diretoria do sindicato ressalta a importância do debate sobre as Normas de Avaliação Docente para toda a comunidade docente do IFRN, assim como a participação efetiva dos segmentos representativos na construção da proposta de alteração da mesma.