Prezadas(os) estudantes, colegas servidoras(es) e membros da comunidade do entorno do IFRN Campus Avançado Lajes,
Escrevemos esta carta para esclarecermos sobre a greve deflagrada pelos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no dia 26 de março de 2024, em assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), quando foi decidido pelas categorias (professores e técnicos administrativos) pela adesão à greve com início em 3 de abril de 2024.
Inicialmente gostaríamos de esclarecer que o acesso ao Campus foi inviabilizado e as atividades suspensas, a partir do dia 31 de março de 2024, em decorrência das fortes chuvas e das condições das estradas do seu entorno. Por isso, não tivemos a oportunidade de dialogar presencialmente com nossas(os) estudantes sobre as reivindicações e os desdobramentos do movimento grevista antes de seu início.
Atualmente, o calendário acadêmico do IFRN está suspenso conforme deliberação do Colégio de Dirigentes da instituição (Recomendação 29/2024 – CODIR/IFRN) e nenhuma atividade de ensino está sendo desenvolvida. Além disso, a situação do Campus Avançado Lajes é diferenciada porque as condições das estradas de acesso continuam inviabilizando atividades presenciais e os serviços essenciais estão sendo cumpridos, preferencialmente em regime de teletrabalho, conforme Portaria 723/2024 IFRN/RE de 08 de abril de 2024.
Sobre as nossas reivindicações, é fundamental destacar que estamos mobilizados não apenas por recomposição salarial, mas principalmente para garantir a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade. As nossas pautas principais são a recomposição do orçamento para toda a rede federal de ensino, incluindo o aumento do orçamento para a assistência estudantil e consequentes reajustes das bolsas e auxílios estudantis; reestruturação de carreiras dos técnicos-administrativos em educação e dos docentes e revogação de normativas que precarizam as condições para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, e que foram aprovadas em governos anteriores.
Este movimento grevista tem amplitude nacional e envolve milhares de servidoras e servidores docentes e técnicos-administrativos das universidades e de institutos federais de ensino. Atualmente estão em greve mais de 480 unidades da Rede Federal de 24 estados brasileiros. Somamos às atividades de mobilização que estão sendo realizadas em todo o país e, ainda, planejamos ações locais; participamos de assembleias e atos públicos; realizamos diálogos contínuos com nossos estudantes, aulões de greve para o ENEM, reuniões de planejamento de ações, publicações nas redes sociais, reuniões presenciais no sindicato, dentre outras.
Entendemos que o apoio de toda a comunidade acadêmica e do entorno atendida pelo IFRN Campus Avançado Lajes é de extrema importância para o fortalecimento do movimento grevista e para que possamos ter celeridade nas negociações e atendimento de nossas reivindicações, as quais certamente terão consequências diretas na melhoria da educação federal.
Cordialmente,
Comando de greve do IFRN Campus Avançado Lajes
22 de abril de 2024