Carta aberta sobre o desconto das verbas indenizatórias dos servidores que aderiram à greve

Imagem Destaque

Os servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vêm, por meio desta carta, solicitar ao Reitor, professor José Arnóbio de Araújo Filho, que não realize o desconto das verbas indenizatórias dos servidores que aderiram à greve de 2024.

A greve da educação federal em 2024, com duração de 86 dias, mobilizou 562 unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal. Dos estados que participaram desse movimento, apenas três — Bahia, Rondônia e Rio Grande do Norte — indicaram a intenção de implementar o desconto das verbas indenizatórias dos servidores grevistas.

É importante ressaltar que essa greve trouxe conquistas significativas, não apenas para os servidores, mas também para os estudantes e para o fortalecimento da Rede Federal de Educação. Entre os avanços, destaca-se a ampliação dos orçamentos para Universidades e Institutos Federais, contribuindo para a manutenção e expansão dessas instituições.

Entendemos que o desconto das verbas indenizatórias não é justo para aqueles e aquelas que sustentaram a greve e lutaram por todos os servidores. A reitoria deve valorizar o servidor, respeitando seu direito constitucional à greve, que é um instrumento legítimo de reivindicação. Penalizar os servidores por exercerem esse direito, em um momento crítico para a educação e o serviço público, seria uma medida desmotivadora e desproporcional.

Por fim, reforçamos as solicitações das nossas servidoras e servidores que estiveram em luta pela nossa instituição para que não sejam efetuados descontos. Solicitamos também que a gestão do IFRN aguarde um posicionamento nacional antes de qualquer implementação, reservando a aplicação da dedução somente caso haja determinação dos órgãos de controle.

Servidoras e servidores do IFRN

Assine a carta: https://forms.gle/Ued9iqmtWBchunuD7

 

 

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.