Concurso “Arte e Luta nas Camisetas do SINASEFE Natal” divulga produções selecionadas

Imagem Destaque

A comissão organizadora do 1º concurso “Arte e Luta nas Camisetas do SINASEFE Natal” divulga hoje (01/12), as artes selecionadas para o certame. As criações poderão ser apreciadas pela categoria e pelos/as estudantes e as três mais votadas serão usadas para produção de camisetas do SINASEFE Natal.

Foram selecionados os trabalhos dos estudantes Miguel Henrique Medeiros Souza, Clara Suzany Cavalcante de Araújo, Hevilly Maria Lima da Silva, Thalita Gabrielle Oliveira de Azevêdo, Asmim da Cruz Alves de Lima, Ariane da Cruz Alves de Lima, Kellyana Rangel e Thais Evelin Barbosa da Silva.

Miguel Henrique escolheu a personalidade potiguar Maria do Céu Fernandes. Segundo o artista, sua escolha se deu a partir da perspectiva da proximidade, já que Maria do Ceú é sua conterrânea. Além disso, Miguel considera a história da pioneira muito bonita e importante por motivar outras mulheres a participar da política.

Clara Suzany escolheu a personalidade Fabião das Queimadas. Para a estudante, “indubitavelmente, Fabião das Queimadas é um dos maiores símbolos de resistência da história potiguar, trazendo em seus versos suas vivências e sua visão de mundo a partir de seu contexto de vida, da sua terra e de seu povo”.

Hevilly Maria escolheu Jackeline Brasil. Para a estudante, Jacqueline é um grande ícone dentro da comunidade LGBTQIAPN+, uma pessoa corajosa e que luta verdadeiramente pela causa e por isso merece ser reconhecida e ter sua história divulgada.

Thalita Gabrielle se inspirou em Clara Camarão. A estudante comenta que  gostaria de trazer uma nova interpretação artística. “Homenageá-la  como uma importante figura histórica e exaltar seu heroísmo nas batalhas, foi o que me motivou a representá-la e trazer mais visibilidade sobre seu passado”.

Asmim Lima homenageou Alzira Soriano, “Eu decidi fazer a Alzira, porque ela lutou pelo direito das mulheres na política, sendo eleita em 1929 e cinco anos depois em 1934 foram retiradas as limitações sobre o voto feminino e ela teve uma grande influência nisso, além de ser um exemplo de força e determinação”.

Ariane Lima  se debruçou sobre a figura de Augusto Severo. Um dos motivos que a levou a escolher Augusto Severo foi sua tenacidade. “Desde pequeno ele sonhava em voar e nunca desistiu do seu sonho”. Ariane também destacou que Augusto Severo contribuiu muito para a aviação brasileira e é considerado um dos primeiros criadores de dirigíveis brasileiro.

Kellyana Rangel homenageou Clara Camarão. ” Escolhi Clara Camarão, pois ela é uma inspiração de força e capacidade. Clara era pertencente a região onde hoje é o bairro Igapó, local onde grande parte da minha família hoje reside. Mulher, indígena e potiguar, até os dias de hoje Clara Camarão segue sendo uma fonte de orgulho potiguar por suas ações em defesa desta terra, que apesar de todas as questões que a envolve, é uma terra maravilhosa”.

Thais Evelin escolheu Zila Mamede, que é uma importante figura da literatura brasileira. Ela foi bibliotecária, poeta e escritora. “Escolhi-a por ser uma grande representante feminina da literatura”.

Poderá votar para escolher a arte vencedora, toda a comunidade escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, através de uma enquete no Suap. O link será divulgado amanhã (02/12) no nosso site e nas nossas redes sociais e a votação segue até dia 05 de dezembro. A divulgação do resultado final do concurso acontecerá no dia 06 de dezembro.

Conheça um pouco da história dos personagens escolhidos

✍🏼 “Eu tinha 24 anos naquela época. Sou de novembro de 1910. Papai não queria que eu fosse candidata, mas não tomei conhecimento porque o que eu fazia era o que achava certo”.

Maria do Céu Pereira de Araújo Fernandes foi a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e também a primeira deputada estadual mulher no Brasil. Foi eleita com 12.058 votos, tendo seu mandato cassado em 1937, por discordância das ideias getulistas durante o Estado Novo. Durante o período de seu mandato, obtido em um contexto marcado por episódios de violência, promovia conferências feministas em regiões remotas, advogando pela inclusão ativa das mulheres na esfera política. Maria, nasceu em Currais Novos, no dia 6 de outubro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de maio de 2001.

✍🏼 “Nascido escravo e liberto pela poesia”.

Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha, conhecido popularmente como Fabião das Queimadas, foi poeta, tocador de rabeca, cantador e instrumentista. Nasceu escravo em 1850, na Fazenda Queimadas (Lagoa de Velhos, RN). Começou a cantar durante os trabalhos na roça e ao adquirir seu primeiro instrumento aos 15 anos, começou a tocar na região e comprou sua liberdade. Mesmo analfabeto, compôs o “Romance do boi da mão de pau”, sendo figura reconhecida por nomes como: Luís da Câmara Cascudo, Ariano Suassuna e Antônio Nóbrega.

✍🏼 “Atuamos em várias frentes em defesa dos direitos dos travestis e pessoas Trans e temos um trabalho diferenciado na inclusão de travestis com o vírus HIV em políticas públicas de saúde”.

Jacqueline Brasil é Militante do Movimento Trans do RN fundadora da ATREVIDA/ANTRA (3° SGT Reformada da Marinha do Brasil). Faz parte direção da Associação Nacional de Travestis e Mulheres Transexuais do Brasil – ANTRA, Coordenadora da Casa Brasil (que acolhe homens trans em situação de rua e vulnerabilidade) e Secretária Nacional da Rede Nacional de Casas de Acolhimento da População LGBTQI do Brasil – REBRACA. Recebeu em 2013 o Prêmio Dr. Eduardo Barbosa pelo trabalho desenvolvido. A ONG Atrevida foi fundada em 2008, na cidade do Natal-RN.

Clara Filipa Camarão – nome nativo desconhecido – foi uma indígena potiguara que nasceu na região de Natal, no Rio Grande do Norte, por volta do século XVII, embora não tenha informações exatas de seu nascimento ou falecimento. Recebeu o nome “Clara” quando foi batizada no cristianismo por padres jesuítas e seu sobrenome foi adicionado após seu casamento. Ela teve participação nas batalhas contra os invasores holandeses no Nordeste, liderando grupos de indígenas guerreiras e escoltando famílias de colonos que fugiam de ataques.

✍🏼 “As conquistas atuais, a evolução que ora se opera, abre uma clareira no convencionalismo, fazendo ressurgir nova faceta dos sagrados direitos da mulher”.

Alzira Soriano foi a primeira mulher a ser eleita para um cargo executivo no país, quando se elegeu prefeita da cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte, com 60% dos votos, no ano de 1928. Pioneira na participação feminina na política no Brasil, Alzira lutou pelo direito das mulheres brasileiras votarem e serem elegíveis – o voto feminino em todo o país só viria em 1932. Durante a campanha eleitoral de 1928, foi atacada com ofensas misóginas.

✍🏼 Disse Olavo Bilac, em 31 de maio de 1902, “para Augusto Severo, o desastre foi uma glorificação”.

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi um professor, abolicionista, líder político, orador, deputado federal e inventor da dirigibilidade dos balões semi-dirigidos. Natural de Macaíba-RN, nasceu em 11 de janeiro de 1864, e é considerado um dos “Mártir da Tecnologia Aeronáutica” sendo visto como um dos pioneiros brasileiros da aviação. No dia 12 de maio de 1902, faleceu em um acidente com o dirigível “Pax”.

✍🏼 “Salto esculpido sobre o vão do espaço em chão de pedra e de aço onde não permaneço – passo”.

Zila da Costa Mamede foi uma importante poeta, jornalista e bibliotecária potiguar, apesar de ser natural do Estado da Paraíba, ainda criança, mudou-se para cidade de Currais Novos e permaneceu radicada no RN durante toda a sua vida. É responsável pela reestruturação das duas maiores bibliotecas de Natal, a biblioteca central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que hoje tem seu nome, e a biblioteca pública estadual Câmara Cascudo. Seu trabalho rendeu a publicação de diversos livros sobre o assunto.

A poeta também foi membro do Conselho Federal de Biblioteconomia, trabalhou no Instituto Nacional do Livro, em Brasília, e seu nome tornou-se referência.  Zila Mamede nasceu no mês de setembro de 1928 e faleceu em 16 de dezembro de 1985.

Sobre o Concurso

Tendo como público alvo os estudantes do IFRN, o Concurso é uma forma de aproximar a estudantada das lutas sociais, estimular e premiar a criatividade dos/as alunos/as, além de homenagear personagens importantes da história potiguar.

Os/as vencedores/as receberão um prêmio em dinheiro no valor R$ 500,00 (quinhentos reais), certificado de participação e terão seus nomes divulgados no site do SINASEFE Natal e em eventos relacionados às atividades de luta sindical.

Confira as artes selecionadas:

 

 

#SINASEFEnaLuta

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.