Em seminário sobre as reformas da Previdência e Trabalhista, realizado na última sexta-feira (24/03), no Auditório do IFRN Campus Natal-Central, o senador Paulo Paim, expositor do evento, diz que reformas do governo Temer são desumanas. O evento foi uma realização do SINASEFE Seção Natal, do Mandato Popular da senadora Fátima Bezerra, da Frente Potiguar em Defesa da Previdência e da Frente Brasil Popular e contou com a participação de mais de mil participantes que lotaram o Auditório e a Quadra I do CNat/IFRN.
A mesa de abertura do Seminário foi composta pela vereadora Natália Bonavides; o deputado estadual Fernando Mineiro; a deputada federal Zenaide Maia; a representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Maria Aparecida Fernandes; a vice-coordenadora do Sindsaúde/RN, Simone Dutra, representando a Frente Potiguar em Defesa da Previdência; a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, representando a Frente Brasil Popular; a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva; a senadora Fátima Bezerra e o senador Paulo Paim.
Na abertura, os convidados fizeram uma breve fala sobre o tema do evento e foi entregue ao senador Paulo Paim a Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra a Reforma da Previdência.
A mesa principal do Seminário foi composta pelo senador Paulo Paim; a senadora Fátima Bezerra; a deputada federal Zenaide Maia; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do RN, Fábio Aragão e a advogada previdenciarista, Marcleane Gomes.
Em sua fala, a senadora Fátima Bezerra falou sobre a Reforma da Previdência dando ênfase à CPI. “A CPI vai cumprir o papel importante de desmistificar o mito, a farsa do rombo e do déficit da Previdência e será mais um instrumento para fomentar e fortalecer a luta do povo brasileiro contra a proposta de reforma da Previdência que é ilegítima porque é filha de um governo ilegítimo”.
Sobre a terceirização, a senadora falou que ao aprovar o projeto o país retrocedeu. “Nós retrocedemos ao século passado ao aprovar um projeto de lei que vem na direção de precarizar cada vez mais as relações de trabalho”, concluiu Fátima Bezerra.
O senador falou sobre a Reforma da Previdência e sobre o seu pedido para a instalação da CPI da Previdência.”Nenhum país do mundo fez algo tão radical, por exemplo, uma professora que se aposenta hoje com 25 anos na especial, agora vai ter que contribuir 49 anos, praticamente o dobro. Essa reforma é irreal e desumana. Alegam um déficit que não existe, por isso que pedi uma CPI para provar que a Previdência é superavitária. Conseguimos 62 assinaturas e ela pode ser instalada agora no mês de abril”.
O senador apresentou dados dos auditores fiscais do Trabalho que comprovam que nos últimos 4 anos foi descontado R$ 100 bilhões do bolso do trabalhador, e ao invés de ser passado para a Previdencia foi desviado para fins pessoais. “Tudo isso vai aparecer com a CPI da Previdência, inclusive a lista dos maiores devedores da Previdência também vai aparecer”.
Sobre a a aprovação do projeto de lei da terceirização na Câmara dos Deputados, o senador Paulo Paim disse que esse é um projeto irresponsável que terceiriza tudo, inclusive a atividade fim. “Ele joga no lixo uma história bonita do povo brasileiro, fazendo com que 45 mil trabalhadores passem a ser terceirizados”.
O senador já tem um projeto pronto que garante que não tenha terceirização na atividade fim, garante ao terceirizado os mesmos direitos dos outros trabalhadores e garante, ainda, a responsabilidade tanto da terceirizada como da empresa matriz no pagamento de todos os direitos dos trabalhadores na chamada responsabilidade solidária.
Em seu discurso, o senador também fez um apelo ao presidente Michel Temer pela retirada das reformas da Previdência e Trabalhista e pelo veto do projeto da terceirização e disse que a população tem que fazer um grande movimento para que todo aquele traidor que está votando contra os interesses do povo não volte mais para o Congresso Nacional.
Ao final do Seminário, a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, falou em nome da organização do evento e agradeceu a mobilização das entidades sindicais e estudantis presentes no Seminário, dos estudantes do IFRN, dos professores de diversas escolas, a parceria da direção do CNat/IFRN e a senadora Fátima por ter articulado com o SINASEFE Natal a vinda do senador Paim para Natal.
Após os debates, houve um Ato Público em frente ao CNat para alertar a população sobre os retrocessos das reformas previdenciária e trabalhista do governo Temer. O professor Lailson Almeida falou em nome do SINASEFE Natal e abordou o atual cenário político brasileiro ressaltando a importância de lutar por tudo aquilo que já foi retirado dos brasileiros.
Confira o Seminário na íntegra: