Nesta quarta-feira, dia 13 de julho de 2016, o SINASEFE Nacional, diversos sindicatos da educação, movimentos sociais e partidos realizam o lançamento da Frente Contra o Programa Escola Sem Partido (PL 867/2015). A Frente será lançada no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, das 9h30 às 13h.
A ideia da criação da Frente foi amadurecida durante o II ENE, realizado entre 16 e 18 de junho em Brasília-DF, que contou com a participação de milhares de trabalhadores da educação e estudantes de todo país.
Na última quinta-feira (07) diversas entidades se reuniram no Rio de Janeiro-RJ com o objetivo de organizar o lançamento da Frente Contra o Projeto Escola Sem Partido e aprovar seu respectivo manifesto. O documento expressa veemente repúdio ao PL 867/2015, denominado Escola Sem Partido, denunciando o caráter de censura e patrulhamento ideológico da medida. Leia AQUI.
“Não são mais suficientes as iniciativas isoladas, não basta mais levantar a voz no espaço de nossas casas ou mesmo em nossas salas de aula é necessária uma ampla organização. É hora de reunir todas as entidades, sindicatos, associações, partidos, organizações da sociedade civil, parlamentares etc., ombro a ombro contra esse insulto à democracia e ode aos anos de chumbo”, trecho do manifesto.
Para possibilitar o acesso daqueles que não vão poder comparecer ao lançamento da Frente, o evento será transmitido em tempo real pela internet, no canal do SINASEFE no YouTube: www.youtube.com/canalsinasefe.
Desde o final de 2015 o SINASEFE Seção Natal vem discutindo com sua base sobre o Projeto Escola sem Partido, sobre os recentes ataques à Educação e vem se posicionando contra à série de absurdos apresentados para a classe.
Em 30 de novembro de 2015 e 04 de junho de 2016, um dos pontos da pauta das assembleias da categoria foi o Projeto Escola Sem Partido, inclusive nesta última com a presença do professor doutor em Sociologia da UFRN, Alípio de Sousa Filho. O tema também foi debatido no Seminário “Trabalhadores da Educação frente aos desafios da sociedade brasileira”, realizado em 18 de junho e promovido pelo GT de Políticas Educacionais e Culturais do sindicato. A diretora de Formação Política da Seção, Aparecida Fernandes, também participou no último dia 28 de uma discussão sobre o tema com professores da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do IFRN.
O SINASEFE Natal reitera sua total oposição ao Projeto Escola Sem Partido e convoca a categoria para se mobilizar no combate a esse programa abusivo que coloca em risco a educação pública, gratuita, laica e de qualidade, e que cerceia a pluralidade no ambiente escolar.
Curta AQUI a página da Frente no Facebook.
Veja na íntegra o teor do PL nº 867/2015.