Aconteceu nesta quarta-feira (04/12), de modo virtual, a terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que trata de pontos do acordo de greve relativos à carreira de técnico-administrativas(os) em educação (TAEs). O SINASEFE está em mobilização permanente pelo cumprimento dos acordos, e ressalta que já se passaram 160 dias das respectivas assinaturas.
Apesar de ter convocado, inicialmente, a reunião com a pauta “Jornada de Trabalho”, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) retificou o convite para: “especificamente a Cláusula décima primeira, que trata da institucionalização do Plantão 12 h por 60 h para servidores dos Hospitais Universitários e vigilantes que trabalham em regime de plantão ou escala“. O SINASEFE, representado por Elton John (integrante da DN e da CNS-SINASEFE) e Lídia Farias (integrante da CNS-SINASEFE), destacou a importância de tratar também dos pontos referentes à carga horária das profissões regulamentadas e da jornada de 30 horas semanais para todas(os) TAEs.
Confira o relatório completo da reunião abaixo:
Histórico
Este Grupo de Trabalho (GT) foi instalado em dia 15/10 e se reuniu em 07/11.
Semana de Lutas
A 199ª PLENA do SINASEFE aprovou a realização da “Semana de Lutas pelo cumprimento dos Acordos de Greve, já!” Entre os dias 2 e 6 de dezembro acontecem mobilizações nos estados e nas redes sociais para cobrar o efetivo cumprimento dos termos de acordo da Greve 2024, tanto para docentes quanto para técnico-administrativas(os). As seções sindicais do SINASEFE realizam atividades diversas, como panfletagens, debates, assembleias, manifestações, rodas de conversa, além de apontar, simultaneamente, mobilizações nas redes sociais.
Greve 2024
O SINASEFE esteve em greve nacional entre 3 de abril de 27 de junho, envolvendo servidores docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de Educação.
O movimento paredista reivindicou, dentre suas principais pautas, reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas que prejudicam a Educação e recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino.
A suspensão da greve aconteceu após a assinatura dos Termos de Acordo nº 10/2024 (para docentes) e nº 11/2024 (para TAEs) com o Governo Federal.