O Dia Nacional de Paralisação (25/11) foi de luta para os servidores e alunos do IFRN, que em atividades de mobilização da greve disseram não à PEC 55 e ao desmonte do serviço público. Ato, caminhada e palestras fizeram parte da programação em Canguaretama, Natal e Parnamirim.
No município de Canguaretama, o Ato em Defesa da Educação Pública, contra a PEC 55 e a Reforma do Ensino Médio reuniu servidores e alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino, comunidades quilombola e indígena, movimentos sociais e representantes de diversas entidades sindicais. Os participantes do ato interditaram parcialmente a BR-101 no sentido Natal-Paraíba, e com faixas, palavras de ordem e ao som de um trio de sanfoneiro conscientizaram os motoristas que passavam pelo trecho sobre os impactos do pacote de maldade que está sendo imposto pelo atual governo. Na atividade, que se concentrou em frente ao IFRN Campus Canguaretama, os manifestantes também dançaram a ciranda dos golpistas, denunciando os deputados federais do Rio Grande do Norte que aprovaram a PEC na Câmara.
No final do ato os servidores que organizaram o movimento se reuniram e avaliaram a atividade como positiva, pois conseguiu atingir seu objetivo, que era chamar a atenção de todos que passavam pelo local para o desmonte do serviço público com a PEC 55 e a reforma do Ensino Médio. A diretora de Formação Política do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes, parabenizou o grupo pela organização da atividade e ressaltou que “nesse momento é muito importante manter a articulação com as comunidades vizinhas do IFRN Canguaretama para que o movimento se intensifique e mostre uma reação forte, principalmente durante esse processo de votação da PEC”. Já o diretor da pasta do Jurídico da Seção, Joás Andrade, enfatizou que o SINASEFE Natal sempre estará presente apoiando momentos como esse que só faz agregar.
Ainda pela manhã, servidores e alunos do IFRN participaram em Natal de uma Caminhada Unificada que percorreu a avenida Senador Salgado Filho até a Governadoria protestando contra a PEC 55. A atividade fez parte da jornada de luta contra a retirada de direitos. Já no Miniauditório do CNat/IFRN, foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN a palestra “Formação de professores para a Educação Profissional”, com a professora Maria Rita, do IFMG.
NO período da tarde, servidores e alunos participaram das atividades de mobilização na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX), que está acontecendo no IFRN Campus Parnamirim. Em uma roda de conversa foi discutida a “Política em tempo de crise – Impactos da PEC 55 na vida dos trabalhadores”, com os expositores professores do IFRN, Pablo Capistrano e Glauco Smith, e o professor da UFRN, Cipriano Vasconcelos Maia.
Neste dia, o Comando de Greve também participou da reunião do CONSUP, na Reitoria, e se reuniu para ajustar os últimos detalhes da Caravana para Brasília e para definir as estratégias dos próximos dias da greve no IFRN.
Confira as fotos desse dia de luta AQUI.
#DaLutaNãoArredamosoPé
#NossaGreveéporDireitos
#NenhumDireitoaMenos
#ALutaContinua