As inscrições para o Curso de Formação Política, etapa Nordeste, promovido pela pasta de formação da Direção Nacional do SINASEFE seguem até o próximo dia 15. O Curso será realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, no hotel Bello Mare Comfort, em Ponta Negra.
Os interessados em participar da capacitação devem se inscrever no site do Sinasefe Natal (www.sinasefern.org.br), através de preenchimento de formulário. As inscrições devem ser feitas o quanto antes, pois o número de vagas é limitado a noventa inscritos, devido a capacidade do auditório.
Como as vagas são limitadas, e conforme foi deliberado na última Assembleia, cada Campi e Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) serão contemplados com uma vaga no Curso. O Campus Natal-Central poderá indicar até seis servidores. Quanto à diretoria do Sinasefe Natal, poderão participar até sete membros. Já para os servidores aposentados foram reservadas duas vagas. No total, a Seção Natal conta com 35 vagas para o Curso, e caso as inscrições não sejam preenchidas, elas poderão ser remanejadas.
Não fique de fora! Corra e garanta logo a sua vaga!
PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA – REGIÃO NORDESTE NATAL/RN – de 18 a 20 dezembro de 2015
Sexta-feira (18/12)
14h às 18h: Apresentação e sensibilização.
Sábado (19/12)
8h às 12h: A história da formação da luta popular e, posteriormente, sindical no Brasil, tendo rápidas abordagens sobre o início do movimento sindical internacional, para embasar a abordagem histórica brasileira. A formação da luta popular no Brasil (chegada dos brancos europeus, resistência dos nativos; a vinda dos negros e suas lutas de resistência e combate da escravidão); o império, o início da República e da industrialização, com a consequente formação da “classe trabalhadora brasileira” e dos sindicatos no Brasil.
14h às 18h: O movimento anarquista e o sindicalismo da primeira República; o governo Vargas, a criação da estrutura sindical, a imposição da CLT e a contextualização histórica desse processo.
Domingo (20/12)
8h às 12h: O golpe civil/militar e os principais antagonismos de classe que o embasaram; o enfrentamento à ditadura e o renascimento de lutas populares e sindicais; neoliberalismo e sindicalismo cidadão; a atual “cara” do sindicalismo brasileiro e os desafios do próximo período da luta de classes.