O SINASEFE Seção Natal e o Coletivo Resistência e Luta Paulo Freire realizaram na última segunda-feira (17), no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central, a roda de debates “Cortes na Educação e Saúde e o Desmonte no Ensino Médio”. O evento contou com a participação de alunos das diversas licenciaturas da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC) do IFRN.
O encontro foi iniciado com a leitura de um cordel pela poetisa e aluna do 6º período de Geografia do IFRN, Amanda de Oliveira. Em seguida, teve início o debate sobre a reforma do Ensino Médio, quando foram apresentadas propostas e desenvolvidos mecanismos para diagnosticar os defeitos da MP 746. Esse primeiro debate foi realizado com o Professor de História do IFRN, Francisco Carlos; a diretora de Mulheres da UBES, Brisa Bracchi; a pedagoga da Diretoria de Ensino do IFRN/CNat, Luzimar Barbalho; a coordenadora da Graduação em Espanhol, Andréa Gabriel e a representante do Coletivo Residência e Luta Paulo Freire, Camila Meneses.
Na segunda rodada de debates, participaram da mesa a vereadora eleita em Natal, Natália Bonavides; o diretor de Universidades Públicas da UNE, Gabriel Medeiros e o representante do Coletivo Resistência e Luta Paulo Freire, Alípio Leão. Nesse segundo momento, os convidados falaram sobre os impactos da PEC 241/2016 na educação e saúde do país.
Também participaram do evento a coordenadora geral do SINASEFE Natal e professora do IFRN, Socorro Silva, e o diretor do IFRN Campus Natal-Central, professor Arnóbio Araújo.