Retrospectiva SINASEFE 2024

Imagem Destaque

Relembrar os acontecimentos relevantes para todas(os) que se organizam no SINASEFE é uma tarefa já realizada nos anos de 20232022 e 2021. Para o sindicato nacional, diante de um momento histórico em que o tempo parece sempre curto para absorver um alto volume de informações, a memória das lutas, eventos e fatos relevantes precisa ser preservada e disseminada.

Dentre os vários fatos deste ano, um deles naturalmente se destaca. Em 2024 milhares de sindicalizadas(os) estiveram envolvidas(os) em uma mobilização histórica da Educação Federal que ultrapassou 80 dias. Organizadas em 80 seções sindicais do SINASEFE, mais de 560 unidades de ensino da Rede Federal de Educação tiveram atividades paralisadas.

Iniciada já nos primeiros meses de 2024, a construção da greve no âmbito do SINASEFE envolveu intensamente servidoras(es) técnico-administrativas(os) em educação (TAEs) e docentes. Reivindicando reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas que prejudicam a educação e recomposição do orçamento das instituições educacionais, a greve mobilizou trabalhadoras(es) em 26 unidades da federação.

Para além das mobilizações da greve, o SINASEFE também realizou plenárias, encontros, Grupos de Trabalho (GTs), lives e seu 36º CONSINASEFE.

 

A narração do vídeo acima foi feita pela plantonista Andréia Pinsan (secretária-adjunta de comunicação) e pelo plantonista Luiz Sérgio Ribeiro (secretário-adjunto de formação política).

A seguir estão reunidos resumos mensais e notícias do sindicato nacional para rever destaques deste ano de lutas e conquistas, confira:

Janeiro

O SINASEFE ressaltou a importância do governo federal priorizar a educação e as carreiras de docentes e de TAEs, apontando a construção da greve nas seções sindicais e destacando as conquistas históricas obtidas sob muita luta. Solidariedade às professoras Elenira Vilela e Êmy Virgínia, além de docentes da UESPI e do padre Júlio Lancellotti também estiveram na ordem do dia.

Fevereiro

O sindicato nacional voltou a questionar quais eram as prioridades reais do governo, além de participar da resposta conjunta de Servidores Públicos Federais (SPFs) reivindicando percentuais de 22,71% e 34,32%. A denúncia da demissão transfóbica da professora Êmy seguiu de forma ostensiva. O Governo não avançou na apresentação de propostas nas negociações abertas, tanto para docentes quanto para TAEs e as entidades organizaram dias de luta em 22 e 28 ao redor do país.

Eventos do SINASEFEGT Carreira (03/02) e 186ª PLENA (04/02).

Março

Mês começou com o protocolo da minuta do SINASEFE de proposta do Reconhecimento de Saberes e Competências para TAEs (RSC-TAE) e com o governo anunciando mais 100 campi, entretanto, sem valorizar as(os) servidoras(es). A professora Êmy Virgínia foi reintegrada, após decisão da CGU  Atividades de mobilização nas seções sindicais se intensificaram e a greve foi aprovada durante a 187ª PLENA e reafirmada na 188ª PLENA.

Eventos do SINASEFE187ª PLENA (16 e 17/03) e 188ª PLENA (27/03)

Abril

TAEs e docentes deflagraram  a greve com a adesão de mais de 320 unidades da Rede Federal. Veículos de imprensa e Câmara dos Deputados repercutiram o movimento paredista.Governo decepciona ambos segmentos da categoria ao ofertar mesmos percentuais gerais de SPFs e ignorar a demanda de reestruturação das carreiras. Entidades estudantis manifestaram apoio à greve e a adesão se ampliou, com milhares de pessoas tomando as ruas de Brasília-DF para reforçar as reivindicações.

Eventos do SINASEFE189ª PLENA (18/04) e 190ª PLENA (26/04).

Maio

Diante da tragédia climática no Rio Grande do Sul, o SINASEFE se solidarizou nacionalmente e as seções sindicais do Sul se envolveram nas ações de apoio local. As ações da greve seguem tanto nos estados quanto em Brasília, pressionando o governo a priorizar a educação de fato. A 191ª PLENA rejeitou as propostas do governo e apresentou contrapropostas de TAEs e docentes, ressaltando que o SINASEFE é o legítimo representante de ambos segmentos da categoria.

Eventos do SINASEFE191ª PLENA (26/05).

Junho

O último mês do primeiro semestre no SINASEFE começou com a defesa do direito inalienável de greve, além da cobrança ostensiva da recomposição orçamentária adequada para as instituições da Rede Federal. Sindicato também se posicionou contra as escolas cívico militares e sobre alterações no Ensino Médio. Diante de novas propostas do governo, a categoria deliberou pela assinatura de acordos tanto para TAEs quanto para docentes, indicando o retorno às atividades no início de julho.

Eventos do SINASEFE192ª PLENA (08/06), 193ª PLENA (21 e 22/06)

Julho

O segundo semestre começou com a cobrança do cumprimento do Estatuto do(a) Intérprete de Libras, além da denúncia do ataque à educação pública presente na “reforma da reforma” do Ensino Médio aprovada no Congresso. Diante da previsão de itens “imediatos” nos acordos de greve, o SINASEFE iniciou a cobrança  pelo cumprimento urgente destes itens.

Eventos do SINASEFE: 194ª PLENA (27 e 28/07)

Agosto

A revogação da Portaria nº 983/2020, uma das conquistas da greve de 2024, foi formalizada por meio da Portaria 750/2024, uma norma transitória sobre as atividades docentes. O SINASEFE se solidarizou com estudantes da UERJ e com os povos indígenas (Guarani e Kaiowá). O sindicato também convocou as(os) aposentadas(os) e pensionistas para responderem uma pesquisa, além de destacar que passados 50 dias, diversos itens do acordo de greve não avançaram.

Eventos do SINASEFE: 195ª PLENA (14/08) e 196ª PLENA (24/08).

Setembro

O sindicato iniciou o mês publicando suas Contribuições para a Educação Profissional e Tecnológica, um documento construído com a participação de profissionais de todo país e aprovado no 35º CONSINASEFE. Dezenas de aposentadas(os) e pensionistas sindicalizadas(os) se encontraram no 14º ENAASS. Além disso, o sindicato priorizou a cobrança do cumprimento dos acordos de greve, inclusive realizando uma manifestação às portas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na abertura do 36º CONSINASEFE.

Eventos do SINASEFE: 14º ENAASS (03 e 04/09) e 36º CONSINASEFE (05 a 08/09).

Outubro

A Direção Nacional do SINASEFE começou o mês indicando que as seções sindicais debatessem uma paralisação de 48h para cobrar o cumprimento dos acordos de greve. No dia desta paralisação, o governo abriu um Grupo de Trabalho para tratar dos itens dos acordos. Paralelamente, a Comissão de Supervisão da Carreira TAE também se reuniu no Ministério da Educação (MEC). O SINASEFE encerrou o mês com a realização de seu Grupo de Trabalho (GT) de Carreira.

Eventos do SINASEFE: GT Carreira (31/10).

Novembro

No mês em que completou 36 anos, o SINASEFE realizou seu 16º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME). Cobrando o cumprimento dos acordos de greve, a 199ª PLENA do SINASEFE aprovou a realização de Semana de Lutas nos locais de trabalho. A solidariedade e apoio ao mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), aos indígenas de Dourados-MS, ao professor Gustavo Cornélio e às(aos) servidoras(es) da educação municipal do Rio de Janeiro-RJ também foram destaques.

Eventos do SINASEFE: GT Carreira (01/11) e 198ª PLENA (01 e 02/11).

Dezembro

No último mês de 2024 o SINASEFE realizou a Semana de Lutas pelo Cumprimento dos Acordos de Greve, com atividades organizadas pelas seções sindicais. Além disso, o sindicato nacional esteve à frente do debate sobre a inclusão e os desafios das pessoas com deficiência no serviço público, com a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A denúncia dos cortes orçamentários e seus impactos na Rede Federal também foi destaque na primeira quinzena.

Memória, saudades e afeto

Relembre abaixo de quatro pessoas que já estiveram nas trincheiras de luta do SINASEFE e partiram no ano de 2024. O SINASEFE reforça sua solidariedade às(aos) amigas(os) e familiares de Chaluppe, Verani, Simone e Flávio, lutadores e lutadora que estarão sempre em nossos corações:

Boletins e Lives do SINASEFE

Em 2024, além das notícias destacadas nesta retrospectiva, o SINASEFE também utilizou outras ferramentas de comunicação. Transmissões ao vivo (realizadas via YouTube), resumos em vídeo (divulgados em todas as redes sociais) e boletins (divulgados em formato PDF) também apresentaram às(aos) sindicalizadas(os) diversas informações relevantes.

Confira em nosso Canal SINASEFE no You Tube as 28 lives que foram ao ar neste ano. Também estão listados 13 vídeos de resumos de plantão já divulgados.

Ao todo, neste ano, foram divulgados 12 boletins de greve sete boletins semanais. Clique aqui e leia este conteúdo.

Com informações do SINASEFE Nacional

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.