Já está disponível no Youtube, o documentário “Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado” do cineasta e escritor argentino Carlos Pronzato. A película traz depoimentos de estudantes, professores e entidades de representação estudantil; sindicatos; pesquisadores e associações sobre o Novo Ensino Médio e suas implicações para a Educação pública.
No filme, é possível conhecer as experiências vividas em sala de aula pelos professores e alunos após a implantação do NEM em São Paulo, durante o ano de 2021. O cineasta Carlos Pronzato tem uma longa experiência com movimentos sociais e participou ativamente das ocupações chilenas. Dessa vivência produziu os filmes, “A rebelião dos pinguins”, “Ocupa tudo” e “A escola toma partido”.
“Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado”, é uma ferramenta importante para entender a problemática que o Novo Ensino Médio traz para as escolas e mais um caminho para mobilizar a categoria contra mais esse ataque contra a educação pública.
> Confira a sinopse do filme
O Novo Ensino Médio foi instituído pela lei federal 13.415 de 2017 durante o governo Temer e implementado no governo Bolsonaro, sem discussão com a sociedade. O novo modelo instaura uma nova organização curricular. Propagandeado como um sistema que aumenta a liberdade de escolha dos estudantes, os denominados “itinerários formativos” tem sido alvo de críticas por, na prática, fazerem justamente o contrário e impor disciplinas esdrúxulas no lugar de outras básicas. A luta contra a reforma do Novo Ensino Médio (NEM) é uma luta pelo futuro da juventude brasileira e do caráter estratégico da economia e da sociedade e de como o Brasil irá se inserir no mundo. Através de entrevistas a pesquisadores, professores, estudantes e técnicos o documentário é o primeiro a abordar o assunto.
> Assista ao documentário: https://www.youtube.com/watch?v=JaxUs_6VG7k&feature=youtu.be
#RevogaNEM
#SINASEFEnaLuta