Cobrando o cumprimento dos acordos de greve, o SINASEFE oficiou o governo novamente nesta terça-feira (25/03). O documento protocolado pelo sindicato solicita a realização de uma reunião com a Secretaria de Relações Institucionais, destacando a importância de um diálogo aberto e construtivo.
Passados 272 dias da assinatura dos acordos da greve de2024, realizada por milhares de docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs), o governo segue sem cumprir diversos itens previstos.
Além das repetidas cobranças formais, em 2025 o SINASEFE já se reuniu com o Conif fazendo a mesma solicitação (em 20/01), além de pautar o tema durante a reunião da Mesa Permanente de Negociação (MNNP), em 21/02. Também foram realizadas manifestações e paralisações nas cinco regiões do país nos dias 11 e 12 de março, cobrando a aprovação urgente do Orçamento e o cumprimento dos acordos de greve.
“Consideramos que é de extrema importância abordar este assunto, a fim de garantir que os compromissos assumidos pelo governo sejam respeitados e que possamos avançar nas questões que afetam diretamente a categoria. Acreditamos que um diálogo aberto e construtivo é fundamental para a
resolução das pendências e de um ambiente de trabalho mais justo e produtivo para todos os servidores”, defende o SINASEFE no ofício.
Confira o documento na íntegra:
Sobre a greve 2024
O SINASEFE esteve em greve nacional entre 03 de abril de 27 de junho de 2024, envolvendo servidoras(es) docentes e TAEs da Rede Federal de Educação. O movimento paredista reivindicou, dentre suas principais pautas, reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas que prejudicam a educação e recomposição do orçamento das instituições educacionais. A suspensão da greve aconteceu após a assinatura de termos de acordo com o governo.
Com informações do SINASEFE Nacional